Rótulos específicos para colocar nos medicamentos e frascos, em farmácias e hospitais. Estão preparados para suportar baixas temperaturas e exposição a processos de esterilização.
A etiquetagem de medicamentos e frascos na área da saúde é realizada recorrendo a etiquetas com características especiais a nível de papel, cores e adesivo. Seja em farmácias, hospitais ou em outros intervenientes na área da saúde, os rótulos de medicamentos devem ser muito resistentes à humidade, altas temperaturas e ao contacto com produtos químicos.
Para assegurar a saúde e segurança dos pacientes, a identificação e rotulagem de medicamentos e amostras deve ser o mais rigorosa e meticulosa possível, recorrendo a etiquetas autocolantes e impressoras térmicas de grande qualidade. A informação impressa no rótulo deve manter-se sempre legível e nítida, mesmo em tamanhos muito pequenos (para tubos de ensaio ou amostras), que são comuns nesta área.
Em muitos casos, laboratórios ou farmácias optam por etiquetas personalizadas a cores, para distinguir os diferentes tipos de medicamentos. A impressão com os dados variáveis (nº de lote, data de validade, código de barras, preço, e outras informações) é feita posteriormente, através de uma impressora de transferência térmica. As etiquetas pré-impressas a cores facilitam a identificação dos medicamentos e evitam erros de inventário e gestão de stocks.
A monitorização e rastreabilidade de medicamentos é uma prioridade e deve cumprir as normas globais indicadas pela indústria farmacêutica. Para além de etiquetas adesivas e impressoras térmicas Zebra, a Altronix comercializa leitores de código de barras e terminais móveis de gestão de inventário.